Work-life Balance
Esta expressão foi usada pela primeira vez no final de 1970 para descrever o equilíbrio entre o trabalho de um indivíduo e sua vida pessoal. Nos últimos 25 anos muitos especialistas previram que a tecnologia eliminaria a maioria dos afazeres domésticos e proporcionaria às pessoas muito mais tempo para desfrutar de atividades de lazer, mas a tecnologia acabou entrando nas atividades de trabalho e a carga ao invés de diminuir aumentou... Mas seria este o motivo real para a falta de equilíbrio entre nossa vida pessoal, familiar e de trabalho ou só uma desculpa para nossa falta de disciplina? A verdade para mim e acredito que para muitos, é que precisamos fazer do nosso trabalho um prazer, desfrutando também da vida após o dia a de trabalho em toda a sua plenitude e mais, curtindo e aproveitando os momentos em família!
Outro dia levei uma bronca de minha querida esposa (entre várias outras e por outros motivos), por estar pendurado no sametime (ferramenta de chat) no meu celular, mesmo após ter chegado em casa já por volta das nove da noite do trabalho. Quando se faz isso uma vez ou outra ok, o problema é quando deixamos que nossas atividades do trabalho invadam nossos lares sempre, a qualquer hora. Hummm! Se isto está acontecendo está na hora de parar e refletir sobre o assunto.
Mas o que pode ser feito?
Existem muitas dicas e cada um pode ter sua fórmula, destaco algumas (as quais acredito), para compartilhar com vocês:
Priorizar - Se você quer o equilíbrio, você simplesmente tem de saber quais são suas prioridades e fazer boas escolhas (a vida é feita de escolhas, não tem jeito). Considere todas as coisas que competem por seu tempo e decida o que vai ficar e o que vai ficar para depois. Temos que decidir quais são as coisas de mais absoluta importância e certificar-nos que é nelas onde investiremos o nosso tempo. Este é um nível de disciplina que não é fácil, mas dá para praticar.
Tecnologia sob seu controle - Não podemos deixá-la nos controlar. A tecnologia está aí para facilitar a nossa vida e não para nos governar, precisamos saber usá-la. Isso vai nos ajudar a gerenciar as fronteiras e fazendo o bom uso disto, podemos ter mais tempo para nós mesmos e família.
Ter uma programação para o seu dia (e segui-la) - Não é possível funcionar bem se estivermos em movimento o tempo todo. Não é tão fácil, mas é preciso colocar algo como objetivo, por exemplo, seguir uma agenda pré-estabelecida de trabalho, atividades fora da agenda, repentinas, procurar encaixa-las em outro dia/hora, claro que, dependerá antes de uma análise de sua criticidade, urgência e importância, por último esta programação deve prever a reserva de um tempo para relaxar e preservar os compromissos com você mesmo.
Bem, como mencionei antes, existem muitas outras dicas talvez até melhores que as colocadas aqui. O importante é estar atento, ter qualidade de vida e ser feliz!!!!
Persio Vicente
Abraços!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPura verdade, Pérsio!!!
ResponderExcluirQuem é que hoje consegue trabalhar somente oito horas por dia?´
Mudei de emprego recentemente, e no anitgo, sequer percebia que havia anoitecido, e pior que eram 22h. Na nova empresa 17h e 30 min desliga o ar condicionado e 18h a luz... pra ficar até mais tarde só no fechamento, ou mediante autorização...
Minha saúde, meu casamento e até meus amigos perceberam a diferença.
Ana Vicente
Persio, como esse equilibrio é difícil de ser conquistado!!! As empresas exigem cada vez mais, mas cabe a cada um de nós impor limites para que a sobrecarga não acarrete o adoecimento, mas vez ou outra caio na armadilha de exigir de mim e da equipe um esforço que acaba pendendo essa balança muito mais para o trabalho do que para a vida pessoal. Devemos nos policiar diariamente para não cair nessa armadilha e lutar pelo equilíbrio.
ResponderExcluirPostado por Patrícia Rodrigues Correia