domingo, 11 de julho de 2010

"Ele é um dos pilares da ponte que se construiu entre a indústria e a gestão japonesas e o resto do mundo.
Durante os anos 1990, Ikujiro Nonaka ajudou a defender a ideia de que uma das principais formas por meio das quais as empresas geram riqueza é a criação do conhecimento, e que esta é ( e continuara sendo por algum tempo) a principal fonte de vantagem competitiva.
Muito do seu trabalho é construído sobre uma analise dos diferentes conceitos de conhecimento do Oriente e no Ocidente. O conhecimento oriental seria do tipo implícito: intuitivo, ambíguo e não linear. O ocidental seria explícito, aquele previsto nos manuais e armazenado em bancos de dados.
Nonaka cunhou o termo "BA" para descrever um lugar de encontro de diferentes pensamentos em uma organização. Pode ser algo físico, como um escritório ou um café, ou mental, como a partilha de experiências ou a própria cultura organizacional . É uma palavra que vem sendo amplamente utilizada no ambiente corporativo." Fonte. Economist - Guru: Ikujiro Nonaka./extraido> http://www.opiniaoenoticia.com.br/economia/negocios/ikujito-nonaka/
Postado por: Sérgio Ribeiro

Um comentário:

  1. Sérgio, adorei o termo "BA" que Nonaka adotou, pois esse encontro de diferentes pensamentos na organização é o que gera conhecimento, portanto a empresa deve propiciar que esse ambiente colaborativo seja proporcionado aos funcionários.
    Postado por Patrícia Rodrigues Correia

    ResponderExcluir