terça-feira, 27 de julho de 2010

Liderança e Influência


Atualmente, um dos temas mais discutidos em relação a gestão de pessoas dentro das empresa é o desempenho organizacional e as teorias, práticas e políticas para se alcançar desempenhos superiores de forma sustentável e duradoura. É senso comum que uma cultura voltada para a alta performance gera diversos benefícios para as organizações, tais como superação de resultados, rentabilidade, aumento de vendas, dentre outros.

Diferente do que se acreditava há algumas décadas, a motivação dos empregados para o comprometimento com a superação de resultados não está simplesmente vinculada à recompensa financeira, com programas de bônus baseados em metas agressivas focadas na entrega final de resultados e não na forma com a qual essa entrega está acontecendo.

Hoje está comprovado que o bom clima organizacional dentro dos times de trabalho, fundamentado nas boas relações entre os pares, e liderado por gestores que coordenem, deleguem e acompanhem seus funcionários de forma a desenvolvê-los profissionalmente, é fator chave para uma empresa obter resultados superiores e sustentáveis. Já em ambientes hostis e competitivos, a tendência é, em sua maioria, a queda de desempenho ao longo do tempo. Sendo assim, a liderança possui papel fundamental no desenvolvimento e alavancagem da cultura de alta performance dentro das organizações.

A liderança deve ser capaz de influenciar sua equipe de modo a engajá-los na visão e estratégia do negócio a fim de conquistar os resultados esperados para a empresa e também para os empregados. Dois importantes princípios para a boa liderança são: conhecer a equipe através da escuta empática e ativa e aproximação da equipe e, a construção de uma relação transparente com os liderados através de feedback e acompanhamento contínuo.

Dentre os princípios da boa liderança, a parceria e o conhecimento da equipe por parte do gestor pode ser considerado como um dos principais. Para criar vínculo e relacionamento com o time, é fundamental que o gestor entenda profundamente e se aproxime ao máximo de cada um de seus colaboradores a fim de saber exatamente quais são suas potencialidades e oportunidades de melhoria, a fim de desenvolvê-los de maneira eficaz.

Muitos cometem o erro de direcionar seus liderados e desenvolvê-los baseados em seus objetivos próprios e considerando somente suas motivações e ambições como premissas para a atuação e o comportamento da equipe. Isso pode implicar em desmotivação dos colaboradores visto que estarão trabalhando diante de uma perspectiva distinta a de suas ambições pessoais, implicando, certamente em baixo desempenho.

A escuta ativa e empática é uma ferramenta para conhecer os colaboradores e suas ansiedades. Trata-se de uma forma de demonstrar real interesse na fala do interlocutor e se torna assim, base para a envolver as pessoas na identificação e busca de soluções de problemas, para obter entendimento de ambas as partes envolvidas no processo de comunicação facilitando o consenso nos acordos, além de ser a base para solidificar a confiança recíproca, construir e consolidar os relacionamentos.

Podemos observar, porém, que na maioria das vezes, a escuta ativa, não é exercitada nas organizações. Os gestores, baseados em suas experiências anteriores e na necessidade de decisões e ações rápidas pela pressão por resultados, entram na conversa preocupados com respostas e soluções imediatas, não explorando os fatos com profundidade e com juízo de valor pré formado acabam por contribuir para o desgaste da relação e da desmotivação da equipe. Ouvir para ter clareza na e considerar todas as opiniões deve ser uma preocupação não só da liderança mas de todos os níveis.

Outro princípio importante para a boa liderança é a construção de uma relação transparente e de confiança, onde os colaboradores conheçam quais são os objetivos, expectativas, prioridades e nível de performance esperados dentro de sua avaliação. Esse acordo de expectativas evidencia todas as regras que serão seguidas, deixando mais simples para o funcionário saber o que fazer e como fazer para alcançar seus objetivos.

Aumentar o comprometimento da equipe refere-se a qualidade da relação transparente e de confiança entre o gestor e o subordinado. O colaborador necessita se sentir respeitado como pessoa, valorizado como profissional, reconhecido por suas contribuições para assim tem sua auto-estima elevada.

Uma ferramenta importante para a liderança trabalhar dentro destes dois princípios, certamente é o feedback contínuo e freqüente a fim de reforçar comportamentos e resultados positivos ou corrigir as fraquezas e insucesso que ocorram.

Os líderes devem cuidar para que a sua interação com a equipe seja positiva e estimulante. O feedback não deve ser usado apenas para corrigir, mas também como elogio. Potencializar as virtudes do colaborador pode surtir maiores efeitos do que fazê-lo colocar alta energia somente na melhoria de suas fraquezas e com isso deixar suas fortalezas em segundo plano.

Ao ser utilizado de forma correta, o feedback torna-se uma ferramenta muito poderosa. Para ser eficaz deve ser dado de forma a deixar claro ao colaborador qual foi especificamente o comportamento, em qual situação ele foi adotado, e quais foram os impactos ocasionados por estes comportamentos.

Resumidamente, pode-se dizer que a autoridade formal não garante influência. Ou seja, somente o estabelecimento e controle de metas não garante o atendimento dos resultados. É fundamental o estabelecimento da relação de confiança e o refinamento do conhecimento de cada profissional dentro da equipe para partir de então ganhar o comprometimento e o engajamento do time e conquistar os resultados esperados.
Postado por Carolina Menezes


3 comentários:

  1. Olá, turma.
    Acho o máximo tudo isso que vocês colocaram até o momento. Mas em relação especifica deste texto, gostaria que alguém me fala-se que isso é colocado em prática na empresa aonde trabalha.
    Quando tivermos espaço para colocar em prática tudo isso, acho que teremos grandes empresas com maravilhosos funcionários.
    E espero que seja logo.

    E também dizer que o BLOG de vocês é muuuuuiiito bom.

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  2. Anônimo3/8/10

    Pessoal a materia é muito boa eu estava tentando localiza-la que bom que vcs postaram no blog, todo conhecimento que adquirimos em relaçao a liderança e sua aplicação é muito bom!!
    O Blog de vcs está arrebentando!!!
    Parabens
    Marcia SANTOS

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  3. Anônimo26/11/10

    muito bom, este tema realmente é enrriquecedor.
    MEU PROFESSOR PEDIU QUE FIZESSE UMA ANÁLISE DO FILME INVICTUS, SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL; ORGANIZAÇÃODE ESTRUTURAS E RECURSOS ;EXECUÇÃO E CONTROLE. O PROBLEMA É QUE EU NÃO ASSISTI AO FILME, E APESAR DE CONHECER UM PUCO DESSE CONCEITOS. NÃO TIVE TEMPO DE PROCURAR ESTE FILME PARA ASSITIR.POIS TRABALHO E ESTUDO DE SEGUNDA A SABADO.PODE ME DAR UMA FORÇA?

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