quarta-feira, 7 de julho de 2010

Gestão do Conhecimento - Conceito


A Gestão do Conhecimento Assunto em evidência nas últimas décadas, por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância, está ligada à disciplinas como a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc
Busca a melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.
Uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
Diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento:
Vantagem competitiva em relação à concorrência;
Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos;
Rápida comercialização de novos produtos;
Aumento do valor das ações;
Maximização do capital intelectual;
Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações;
Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados;
Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios;
Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente.
Contribuindo inclusive para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem.
Tem ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as
informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio que cada informação pode causar de modo que possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões. Podendo desta forma antever as mudanças e posicionar de forma a obter vantagens, sendo bem sucedido nos objetivos a que se propõe.
Resumindo, Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

Fonte: Wikipédia - Google; Livro Gestão do Conhecimento, A Chave para o Sucesso Empresarial de José Renato Jr., Editora Novatec.
Postado por Ana Vicente

Um comentário:

  1. “A revolução da informação representa um nítida transferência de poder de quem detém o capital para quem detém o conhecimento.” Peter Drucker

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