terça-feira, 13 de julho de 2010

Cuidado com seu estilo de liderança!


Liderar pessoas não é das tarefas mais fáceis, mesmo porque, lidar com gente é muito complexo e envolvem muitas variáveis. Mesmo difícil, este momento pode ser muito prazeroso e de grande aprendizado, mas é claro, desde que você esteja aberto para ouvir o que o seu liderado também tem para lhe dizer. Liderar não é decidir pelo sim ou pelo não, é ajudar o seu liderado a decidir, a melhorar as suas próprias idéias, a desenvolver soluções, a pensar diferente, e aumentar a visão sobre as oportunidades que lhe são apresentadas, é desenvolver pessoas, é estabelecer vínculos, mas sempre pensando no coletivo, e não liderando em causa própria.
Existem líderes com domínio técnico fora da curva, mas com gestão de pessoas muito abaixo do esperado, o que pode e deve gerar desconforto e frustração para os seus liderados. Alguns são carismáticos e conhecidos como populares, mas precisam dosar esta simpatia com os interesses das empresas e de seus liderados, pois muitas vezes acabam tomando uma decisão errada, somente para não ir contra a sua imagem de gestor legal, e acabam prejudicando a sua equipe e por conseqüência a sua empresa. Existem também os líderes que são donos da verdade, convictos, que não erram, que precisam ter razão, mesmo quando estão errados, e continuam reforçando seus erros para não darem razão aos outros, estes são muito perigosos, vejam o que aconteceu com a nossa seleção, erramos na base, na essência, na formação e condução, e fracasso se materializou, algo anunciada há muito tempo. E por qual motivo não foi evitado? Porque o líder escolhido não ouvia, não dividia a responsabilidade, era dono da razão, estava mais preocupado consigo do que com o coletivo, com o bem comum.
Não esqueça, você será exemplo para a sua equipe, a sua responsabilidade é muito grande, inclusive na formação de novos líderes.
Portanto, devemos ter equilíbrio para formação e desenvolvimento de um time, para trabalhar os objetivos (que devem ser coletivos) e para manter o foco de todos na meta final, para gerar um bom ambiente, manter a equipe desafiada e engajada e preservando a qualidade de vida de seus liderados e, principalmente, ouvir muito o seu time, pois será de lá que sairão as melhores soluções e com menor custo.

Postado por Adriano Araújo

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Adriano, concordo plenamente com sua reflexão, o líder deve ouvir sua equipe e saber lidar com essas informações apresentadas, tirando proveito delas para atingir os objetivos.
    Postado por Patricia Rodrigues Correia

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  3. Adriano, excelente texto.
    O que resume tudo isso é lidere pelo exemplo e chame a responsabilidade para si. Grandes lideres tem essa mente e assim conseguem desenvolver e permitir o aprendizado de um time ou como vimos na aula ontem, de um grupo.

    Cristina Zafred

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  4. Adriano, o post foi certeiro!
    Como a Cris falou no comentário acima, o líder é quem dá o tom pra Gestão do Conhecimento em todos os aspectos, desde os ajustes mais informais até as mobilizações mais concretas. O líder tem um grande poder de influência e, portanto, pode mudar a dinâmica de sua equipe e apresentar novas perspectivas de gestão para a organização.

    Patrícia Dias
    http://gcnewsfgv.blogspot.com/

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  5. Adriano
    Eu colocaria ainda um ponto central que é, a meu ver, a questão do desconhecimento que certos líderes tem de sua influência por toda a organização - se esse líder não estiver alinhado com a postura de GC pode contaminar negativamente a um grupo muito grande.
    Dizem que um comentário negativo circula 4 vezes mais do que um positivo - já imaginou o desastre?
    Parabéns pelo post.
    Um abraço,
    Marcelo Abib
    http://gcnewsfgv.blogspot.com/

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