domingo, 11 de julho de 2010

A GESTÃO DO "PULO DO GATO"


O desafio da gestão do conhecimento.


Quem já não ouviu a expressão "o pulo do gato"? Os mais velhos podem até confundir com aquela telenovela de 1978, transmitida pela Rede Globo, mas não é sobre este "pulo do gato" ao qual estou me referindo.

O "pulo do gado" neste caso acontece no dia-a-dia, seja no negócio, na arte ou na vida pessoal, o qual representa aquele jeito diferente que cada um desenvolve para executar alguma tarefa com sucesso, seja uma venda, uma apresentação em power point, uma receita de bolo, uma luta de vale tudo, o conserto de uma máquina, a interpretação de um personagem de teatro, dentre outras e outras situações. Podemos também entendê-lo como "conhecimento tácito".


A origem da expressão "o pulo do gato" vem de uma historinha entre o gato e o tigre, a qual é a seguinte:
"Dentre os felinos, o único que salta para trás é o gato. Ele e o tigre são primos. O tigre tinha a maior gana de comer o gato, mas não sabia saltar de nenhuma maneira. Pediu ao gato que lhe ensinasse. O gato ensinou-lhe todos os tipos de saltos...pra frente, pro lado, enviesado, dar cambalhota no mesmo lugar, etc. O tigre aprendeu tudo direitinho e treinou bastante sempre visando comer o gato.
Um certo dia o gato estava distraído e o tigre pensou é hoje que ele vai pro papo. Se aproximou pela frente pra não ter escapatória. Na hora que deu o salto fatal o gato deu uma cambalhota para trás e escapou das garras do tigre. O tigre então reclamou: pô esse tu não me ensinaste...! E o gato respondeu: se tivesse te ensinado nessa hora eu estaria morto. Daí surgiu então o fato que ninguém ensina o pulo do gato."

Agora falando em específico do mundo corporativo, é ai que se encontra o grande desafio das empresas em estar criando sistemáticas e condições para que este "pulo do gato" possa ser passado de um empregado para o outro, e podendo com o tempo ser aprimorado e se tornar o "pulo do tigre, do peixe, do urso, ...." ou seja, a melhoria contínua de uma "boa prática" um dia criada pelo "João", aprendida e melhorada pelo "Alberto" o qual ensinou ao "Sergio", o qual a aprimorou e a passou para o próximo colega.


Este é o foco da "gestão do conhecimento", a qual a minha opinião, não é simplemente passar uma informação de um para outro, e sim criar um ambiente que favoreça que isto aconteça de forma natural, sem necessariamente existir softwares ou programas complexos. Normalmente estas informações, as quais podemos classificar como privilegiadas, acontecem com maior qualidade e objetividade nos contatos pessoais, onde as pessoas trocam idéias "ao vivo" sem intermediários, sem barreiras tecnológicas complicadas, sem barreiras gramaticais, ou seja, da forma mais natural possível!

Portanto fico por aqui e lanço aos colegas leitores, o desafio de criarem em suas empresas um modelo de "gestão do conhecimento" que garanta que "os pulos dos gatos" possam ser disseminados, absorvidos e praticados entre os colaboradores, criando um diferencial competitivo de sua empresa perante as concorentes!


Postado por: Willder Magalhães

5 comentários:

  1. Muito bacana a hostória do "Pulo do gato", eu não conhecia.
    "Pulo do gato" é a mistura do feeling com o time de cada um...
    Postado por Ana Vicente

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  2. Na verdade quem tem medo de "perder seu lugar" não ensina e não repassa informações e conhecimentos. Mas todo aquele que é seguro de si e de seu potencial sabe que quanto mais se conversa, quanto mais informações se troca, mais se aprende e mais se estabelece.

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  3. Para que o “pulo do gato” seja disseminado o ambiente corporativo deve favorecer o estabelecimento de relações de confiança e transparência, só assim o conhecimento será difundido, beneficiando a todos, tanto empresa quanto colaborador.
    Postado por Patrícia Rodrigues Correia

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  4. Na hora de repassar conhecimento com certeza a historia do pulo do gato ocorre diversas vezes, sempre as pessoas guardam uma carta na manga para surpreender em uma eventual necessidade, mas isso não é necessário, o que é passado na gestão de conhecimento são as rotinas de trabalho as atividades de operação.
    Mas o principal de cada um que é a individualidade, a personalidade não pode ser passada e é isso faz um bom profissional, por isso que a parte teorica de processo a do dia a dia deve ser passada sem preocupação.

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  5. Algumas das soluções mais inteligentes e rápidas são encontradas devido ao conhecimento adquirido durante sua carreira, portanto, devemos estimular essa troca entre os colaboradores da empresa.
    PS: muito legal a origem desse ditado...

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